Cidades

São Gonçalo prorroga campanha de vacinação até o fim de novembro

Rio promove o Dia D da Campanha de Multivacinação em crianças e adolescentes.
Rio promove o Dia D da Campanha de Multivacinação em crianças e adolescentes. |  Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Prefeitura prorroga campanha para vacinação de crianças e adolescentes. Foto: Divulgação.

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (Semsa), prorrogou a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta da Criança e Adolescente até o dia 30 de novembro. De acordo com o Executivo, foram aplicadas, até a última semana, 16.762 vacinas durante a campanha, sendo 8.347 até seis anos e 8.415 de 7 a 14 anos.

A cidade conta com 75 salas para a imunização – todas que já fazem as vacinas de rotina na rede de saúde do município e que voltam a aplicar as vacinas nesta quarta-feira (3).

Segundo a Prefeitura, o objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação das crianças de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias não vacinados ou com esquema vacinal incompleto. Estão disponíveis as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, Pólio Inativa, Pólio Oral, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral ou tríplice viral + varicela, DTP, Hepatite A, Varicela, Meningocócica ACWY, HPV e DTPA.

Além de ampliar a cobertura vacinal, a campanha tem como objetivo diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis.

“Os responsáveis devem levar as crianças e adolescentes com a caderneta de vacinação. Elas serão avaliadas e a atualização será feita de acordo com a situação de cada um. Apenas a vacina da febre amarela que não pode ser realizada, simultaneamente, com a vacina tríplice viral ou tetra viral para crianças com menos de dois anos. Nesse caso, deve-se respeitar o intervalo de, no mínimo, 15 dias entre as doses. Todas as outras podem ser aplicadas no mesmo dia”.

Thainá Fratane, coordenadora do Programa de Imunizações da Semsa

A contraindicação da aplicação das vacinas só acontece nos casos de evolução de doenças agudas febris. O uso de antibióticos não interfere a aplicação da vacina e não há contraindicação para aplicação simultânea da vacina contra a covid-19 e as vacinas do calendário.

A Prefeitura informou que, no mês de outubro, a campanha aplicou: 282 doses de BCG; 604 de hepatite B; 1.469 de pentavalente; 1.402 de polio inativa; 927 de polio oral; 927 de rotavírus; 1.683 pneumocócica 10 valente; 1.559 de meningocócica C; 1.043 de febre amarela; 1.434 de tríplice viral; 1.152 de DTP; 530 de hepatite A; 1.041 de varicela; 701 de meningocócica ACWY; 1.316 de HPV e 153 de DTPA. 

< Caixa libera crédito habitacional para agentes de segurança pública Mari Gonzalez chora ao falar sobre morte trágica de seu cachorro: "Não é fácil" <